Moda
Profª Claudia Gouveia
Introdução a Antropologia
O que é Antropologia?
Muitas ciências estudam o homem (psicologia, sociologia, biologia), mas a Antropologia estuda o homem como um todo, levando em consideração todos os aspectos da existência humana, biológica e cultural, presente e passada. Ela se mostra paradoxal porque ao mesmo tempo que ela é especializada porque trata apenas de assuntos relativos ao homem, se preocupa com a variedade de aspectos da realidade humana. Caracterizada por uma abordagem integrativa, cujo objetivo é considerar as múltiplas dimensões do ser humano. Ou seja, ela não parcela o homem, e sim tenta relacionar campos de investigação frequentemente separados. A origem de um pensamento antropológico está no imperialismo europeu, ou seja, na descoberta do Novo Mundo. A partir da exploração dos espaços desconhecidos começam a surgir discursos sobre os habitantes desses espaços, através das reações dos 1ºs viajantes e das missões religiosas. Isso se deu no século XVI, no século XVII o processo foi interrompido e no XVIII é retomado ou iniciado o projeto antropológico que supôs:
1. A construção de conceitos, começando pelo de homem que passou a ser visto como objeto do saber e não apenas como sujeito;
2. A constituição de saber não apenas reflexão, mas observação, saber empírico sobre homem enquanto ser vivo (biologia) que trabalha (economia), pensa (psicologia) e fala (linguagem);
3. Uma problemática essencial: a diferença.
4. Um método de observação e análise: o método indutivo, grupos estudados empiricamente a partir da observação de fatos para extrair princípios gerais. O século XIX é dos pesquisadores eruditos e no século XX a antropologia se constitui como disciplina autônoma.
Por que se come bolo? De uma questão simples como esta surgem respostas que trazem à tona toda uma problemática, sendo difícil desenvolver uma teoria que determine precisamente uma causa única ou uma motivação exclusiva.