Moda
Estudo de caso da C&A
Andreia Fernandes dos Santos
Antônio Vinícius Olszewski
Prof. Elimar Kröner Teixeira
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Administração (ADG0771) – Prática do Módulo V
07/12/2011
RESUMO
Moda no comércio varejo – estudo de caso da C&A faz um breve estudo sobre moda , marketing e como estas duas ferramentas auxiliam as vendas no varejo. A C&A , rede de departamentos criada na Holanda ,presente em todo o mundo, se faz presente especialmente no Brasil desde 1975 e investe pesado em marketing.Além de promover desfiles com a top Gisele Bündchen e investir nas aparições em novelas da globo associou a sua coleção verão 2012 à musica brasileira.Com essas propostas a rede de lojas linka cada vez mais o seu conceito com a sua postura visando ser cada vez mais lembrada quando o assunto é moda e varejo.
Palavras chave: Moda. Varejo. Marketing.
1INTRODUÇÃO
O presente trabalho se propõe a pesquisar um pouco sobre os termos moda, merchandising e como estas ferramentas aumentam os faturamentos das empresas envolvidas. Para tanto, fizemos uma pesquisa de campo, com visitas às lojas de varejo. Com base nas pesquisas teóricas e conhecimentos adquiridos, optamos por não fazer apenas um trabalho baseado em conceitos meramente abstratos e teóricos demais. Aliamos prática, conhecimento e analisamos a relação de consumo tanto pela ótica do consumidor quanto do produtor. O que é mershandising, moda e Tie up e qual a origem destes termos são as questões que nos propomos a responder .
2MODA
Etimologicamente, a palavra portuguesa moda tem a sua origem do termo do termo em latim modus , que significa maneira. Moda em inglês se diz fashion, que por sua vez, é derivada da palavra francesa façon, que também significa modo.
Modernamente, Moda é a tendência de consumo da atualidade. Acompanha o vestuário e o tempo que se integra ao simples uso das roupas no dia-a-dia. É uma forma