Moda dos séculos
A roupa dos anos 70 em fotos originais da década
A moda dos anos 70 foi proferida pela iconografia psicodélica da droga, da música e da cultura que irradiava nos jovens desde São Francisco. A ordem do dia era gastar pouco e isso influenciava toda a estética da moda com xales antigos, uniformes vintage e peças de lojas de caridade ganhavam adaptações com técnicas de tie-dye, crochês, bordados e miçangas exóticas que vinham direto da Índia, junto com o aroma de patchouli.
Um dos “mantras” dos anos 70, “Turn on, tune in and drop out” (“se liga, sintoniza e desencana”), foi proferido em 1964 por Timothy Leary, professor de Harvard que ficou famoso por defender os benefícios terapêuticos e espirituais do LSD – droga que teve seu auge junto com o Flower Power.
Apesar de ser a moda dos anos 70, o Flower Power teve seu auge em 1967, quando uma nova geração de estilistas fez do “Verão do Amor” uma estação com as cores do arco-íris, estampas curvilíneas e psicodélicas, trajes étnicos orientais e até mesmo inspirações dos índios americanos.
Estilistas como Yves Saint Laurent, Emilio Pucci, Valentino, Zandra Rhodes e Bill Gibb até tentaram abraçar a estética hippie, mas nada era possível substituir o ar de “faça você mesmo”, tão essencial ao estilo. O espírito comercial conseguiu impregnar a cultura hippie só no final dos anos 70, principalmente por conta do crescimento do mercado jeans e da roupa esportiva.
Veja o que estava acontecendo no Brasil, nos anos 70.
A roupa dos anos 70 em fotos originais da década A roupa dos anos 70 em fotos originais da década
Janis Joplin no Woodstock e jovens dos anos 70 durante o “boom” do Flower Power.
No Brasil um grupo de estilistas bastante criativos ganha destaque no Rio de Janeiro com nomes como Jose Augusto Bicalho, Luiz de Freitas, Sonia Mureb, Meire Zaide, Gregório Faganello, Marco Ricca, Marilia Valls. Já em São Paulo era Décio Xavier que tentava fazer a