Mobilização social e práticas educativas processo de trabalho e serviço social
Processo de trabalho e Serviço Social
Sumário
1. Introdução
2. A função pedagógica do assistente social: fundamentos e tendências atuais das práticas educativas na sociedade brasileira.
3. Mobilização social e organização como práticas educativas: concepção, objetivos, implicações ético-políticas, estratégias e instrumentos técnicos.
4. Conclusão.
Introdução
O texto apresentado tem por objetivo promover uma discussão sobre as práticas educativas desenvolvidas pelos assistentes sociais nos processos de intervenção social nos diferentes espaços sócios ocupacionais com foco principal nos processos de mobilização social e organização. As autoras fazem uma reflexão histórica das atividades educativas pedagógicas desenvolvidas, vinculada em um momento ao controle exercido pela classe dominante ao processo de produção e reprodução social baseado na exploração econômica e, aquelas desenvolvidas nos últimos 30 anos onde a pratica educativa pedagógica estão baseadas no estabelecimento de vínculos e compromissos numa perspectiva societária das classes subalternas, o que serviu de base para o projeto Ético-Politico Profissional alternativo do serviço social. O texto ressalta a função pedagógica do assistente social no campo das atividades educativas, formadoras de um modo de pensar sentir e agir – mobilização e organização. Promove ainda uma discussão sobre os fundamentos das práticas educativas desenvolvidas pelo serviço social e as tendências dessas praticas no contexto da sociedade brasileira.
2. A função pedagógica do assistente social: fundamentos e tendências atuais das práticas educativas na sociedade brasileira.
A função pedagógica dos assistentes sociais nos diversos espaços sócio-ocupacionais, onde se concretiza a prática profissional é caracterizada em decorrência da ação profissional na maneira de pensar e agir dos integrantes da referida ação (usuário x A.S.), intervindo na formação dos conceitos e normas