mobilizaçoes sociais brasil sec xxi
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 Conclusão 6
4 referências 7
1 INTRODUÇÃO
Desde o primeiro semestre deste ano de 2013 estamos vivenciando uma onda de manifestações que estão ocorrendo em todo o Brasil. Começando nas grandes capitais e em seguida se espalhando por todo o país.
Estamos vivendo um momento único da nossa historia, muito diferente das manifestações populares do passado, que traziam um cunho político, onde as manifestações eram convocadas por reuniões partidárias ou sindicalistas. Hoje temos a internet, em especial as redes sociais como principal instrumento de mobilização social que com seu espaço democrático é possível a qualquer pessoa com acesso a um computador conectado a rede difundir e defender ideias, criticar e exigir seus direitos de uma maneira muito simples e rápida, apenas um click dentro de sua própria casa.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 O Papel das redes sociais na divulgação e propagação das manifestações. A internet vem sendo um objeto de suma importância para as manifestações que vem ocorrendo no Brasil nesse ano de 2013.
Alem de ser o ponto de partida das mobilizações, também é um espaço que possibilita que essas pessoas se encontrem e discutam temas e objetivos das manifestações quando não estão na rua.
As manifestações ou eventos são criados e logo se espalham pela rede, atingindo assim um grande número de pessoas. É muito simples criar um evento, espalhar para seus amigos, que consequentemente espalham para os dele e assim por diante, o alcance de pessoas é enorme.
Também é criado um modelo novo de imprensa, uma impressa livre, com fotos, vídeos, depoimentos e até transmissão em tempo real, que muitas vezes não são mostrados com veracidade por outros tipos de mídia , como por exemplo tv’s , jornais impressos ou radio.
O uso massivo das redes sociais – notadamente