MMX Eike batista
ADMINISTRAÇÃO
MMX
(Mineração e Metálicos S.A)
MMX
(Mineração e Metálicos S.A)
Trabalho apresentado à Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), como requisito de avaliação final na disciplina Mercado Financeiro.
Prof.: Leny Paschoal.
RIBEIRÃO PRETO
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O minério de ferro é um recurso abundante em muitos países e está presente nos mais diversos produtos consumidos pela humanidade, desde um utensílio de cozinha até um carro ou edifício. A extração do minério precisa ser feita de forma econômica, ambientalmente viável, e depende de logística para sua comercialização.
Atualmente, as exportações do Brasil neste sentido somam aproximadamente 300 milhões de toneladas ao ano, segundo a SECEX (Secretaria de Comércio Exterior).
Só na China, destino de mais de 50% das exportações brasileiras de minério de ferro.
Gráfico 1 – Exportações Brasileiras (2011)
Fonte: IBRAM
A tendência da balança comercial do minério de cobre para os próximos anos é positiva, devido ao aumento tanto da produção interna quanto das exportações e a diminuição das importações. A expectativa é que o Brasil alcance a condição de autossuficientes em cobre em 2013 com os adicionais de produção de novos projetos.
Lembrando-se que o Brasil possui a quarta maior reserva, ou seja, cerca de 11% do total mundial. Suas reservas estão localizadas na região amazônica, província mineral do Mauera e província Estanífera de Rondônia.
Diante deste cenário a MMX, ou especificamente Eike Batista, verificou um grande potencial de mercado, tanto para o consumo interno como para a exportação.
Com isso, será analisada uma simulação de investimento nas ações da MMX e, juntamente, realizando uma comparação com investimentos como poupança e CDI(Certificado de Deposito Interbancário), trazendo para a sala de aula exemplos atuais, associando