TODOS OS HOMENS DE EIKE - A história secreta do grupo de executivos que acumularam fortunas de até 200 milhões de reais enquanto as empresas de Eike Batista ruíam.
467 palavras
2 páginas
O economista Marcello Faber Torres possuía uma carreira mediana e uma vida simples, e tudo começou a mudar em julho de 2007 quando um amigo o indicou para o cargo de diretor financeiro e de relações com investidores da OGX Óleo e Gás, companhia petrolífera criada pelo empresário Eike Batista. Sem ter muito a perder deixando seu emprego, Torres aceitou. Nos cinco anos Torres tinha como tarefa comunicar ao mercado as descobertas do petróleo e as promessas mirabolantes “mini-Petrobras”. Sendo tudo uma ilusão, pois não existia o petróleo e a OGX entraria em colapso em outubro de 2013, E Torres foi demitido um ano e meio antes, depois de uma briga com Eike. E Torres nem se preocupou com fracasso empresarial que estava participando, e ele nunca mais precisará trabalhar, pois nestes cinco anos que trabalhou para Eike acumulou uma fortuna de 110 milhões de reais. Eike criou a lenda do “X” sendo multiplicador de riquezas: que o sucesso de suas empresas, o deixaria rico e seus funcionários, acionistas e o próprio Brasil. Sendo o que aconteceu foi ao contrario, pois hoje ele tenta salvar seu império, e mais de 50.000 investidores que acreditaram nas promessas perderam 98% do que investiram.
Neste efeito multiplicador “X” de fato funcionou para os executivos multimilionários de Eike Batista, que a partir de levantamentos poderão verificar que 10 funcionários de Eike levaram de 70 milhões a 200 milhões de reais, sendo eles, os Ex-diretores e conselheiros do grupo Flávio Goldinho e Paulo Gouvêa; Ex-presidente da MMX e da OGX Rodolfo Landim; Ex-diretor da MMX Dalton Nosé, Ex-diretor financeiro da OGX Marcelo Faber Torres; Ex-diretor e conselheiro de MMX e EBX Adriano Vaz; Ex-Diretor financeiro de EBX, MPX e MMX Marcelo Cheniaux; Ex-diretor da MMX Ricardo Antunes; Ex-diretor da TVX e credor da MMX Pedro Garcia; Ex-diretor da MMX Joaquim Martino. E as maiores fortunas foram constituídas pelas empresas MMX e a OGX. No ano de 2008 a mineradora Anglo American ofereceu 5,5