silicose
Silicose é uma doença respiratória proveniente da inalação da sílica, que consiste em cristais naturais, encontrados em rochas e/ou areia, sendo assim sendo propicia à ser uma doença ocupacional, uma vez que há pessoas que trabalham com tais matérias primas
A silicose é causada pela inalação do pó de sílica, que se dá em processos de mineração, escavação, construção de túneis, jateamento com areia, processo de produção do vidro, corte de pedras, fabricação de abrasivos, entre outros, mas resumidamente, trabalhos com que seja trabalhado rochas e/ou minérios metálicos.
A doença possui 3 variações, são elas a silicose crônica simples, a silicose acelerada e a silicose aguda, variando com a freqüência da exposição ao pó.
Silicose crônica simples
Sendo a forma mais comum da silicose, a variação consiste em uma exposição prolongada, na maioria das vezes por mais de 20 anos, porém em quantidades pequenas, de forma com que cause o inchaço dos pulmões e nos linfonodos do peito, causando nesse caso de silicose, uma dificuldade de respirar.
Silicose acelerada:
A variação se dá por uma exposição mais curta, por volta de 5 à 15 anos, porém, com uma freqüência e intensidade maior do que a da silicose crônica simples, de forma à acelerar seus efeitos.
Silicose aguda
Por sua vez, a silicose aguda é dada por uma exposição a quantidades muito grandes de sílica em um curto período de tempo, causando uma inflamação dos pulmões e um acumulo de liquido, causando assim uma forte falta de ar e dificuldade de oxigenação do sangue. Os sintomas da silicose são simples e consistem em tosse, falta de ar e perda de peso, causando uma dificuldade no seu diagnóstico O diagnóstico da silicose se dá em exames como o raio-x e tomografia computadorizada do tórax, testes de função pulmonar, teste cutâneo de derivado de proteína purificada para tuberculose e testes sorológicos para doenças dos tecidos conjuntivos, porém, é facilitado por pequeno questionário realizado pelo