mmmij i ijmoi
1796 palavras
8 páginas
ResumoAs empresas brasileiras se lançaram no mercado internacional, porém tardiamente. A globalização e a competitividade crescente fazem com que as empresas tenham que lidar não somente com diferentes segmentos de mercados, mas com culturas muito diferentes. O objetivo deste trabalho de pesquisa foi verificar a correção das estratégias de marketing adotadas pela São Paulo Alpargatas no mercado internacional, à luz do referencial teórico, com relação às sandálias Havaianas.
Palavras-chaves: Estratégia, marketing, gestão do produto.
Introdução
Lançadas em 1962, as Havaianas permaneceram por cerca de 30 anos no estágio de Maturidade no Ciclo de Vida do Produto. Tratava-se de um produto commodity, básico, de baixo preço e consumido principalmente pelas camadas economicamente menos favorecidas da população brasileira.
A partir de 1994, em resposta à queda nas vendas, a São Paulo Alpargatas, fabricante das sandálias Havaianas, incrementou as características do produto, mudou o posicionamento em relação à marca, e desde então, vem usando a estratégia de extensão de linha para o desenvolvimento da marca.
O “Case Havaianas” é um tema relevante para qualquer aluno das áreas de
Comunicação Social e Marketing, pois é um exemplo atual de como o uso adequado das ferramentas de marketing pode oferecer resultados surpreendentes. A proposta de um trabalho acadêmico com estas diretrizes contribui para a formação técnica do discente, pois o instiga a observar mais atentamente as estratégias de marketing aplicadas no case em questão e relacioná-las com o que defendem os principais teóricos da área de Marketing, os quais continuarão sendo estudados ao longo do curso.
A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica, tendo como fonte as obras de Kotler e Trout & Ries e análise dos relatórios estatísticos da indústria de calçados, da empresa fabricante das Havaianas e seu principal concorrente.
1.2 Briefing do Produto
Classificação do