Mkt - publicidade
As forças do macroambiente são: as variáveis tecnológicas, económicas, sociais, demográficas, legais e políticas.
Existem mais intervenientes no microambiente e macroambiente, no entanto, apenas estes foram importantes nas estratégias de MKT.
A Avon e a Mattel devem considerar todos os factores do meio envolvente.
Os factores do microambiente são: os clientes, concorrentes, intermediários e fornecedores.
As forças do macroambiente são: as variáveis económicas, sociais, demográficas, legais, políticas e ecológicas, a tecnologia não é uma mais valia numa estratégia internacional, é um factor de enriquecimento a nível global, não deverá ser preponderante a nível além fronteiras. A estratégia de MKT da Avon nos EUA foi bem delineada e proveitosa, esteve sempre em evolução, acompanhando o desenvolvimento social e político, e aproveitando assim o melhor de cada uma.
Algumas estratégias que poderiam ter sido utilizadas na altura: era a venda on-line, algo inovador na época; a aposta no segmento masculino, com a venda por exemplo, de perfumes, cremes, desodorizantes e a captação de clientes mais jovens, adolescentes, aproveitando o início da sua vida consumidora, “agarrar” desde o princípio.
A estratégia de MKT a nível internacional, nomeadamente na China, não foi a melhor, não estudaram as variáveis do micro e macroambiente na China, logo o seu êxito foi mau.
Deviam ter estudado melhor os seus clientes (perceber por exemplo o seu fraco poder de compra ou que apreciam promoções agressivas), as variáveis legais e políticas da China, que podiam ter evitado o encerramento de lojas, bem como a proibição de venda durante algum tempo.
De futuro seria conveniente estudar mais aprofundadamente as variáveis controláveis e incontroláveis do ambiente, quer pela análise ao Governo chinês (ou