Mkt Digital
Pós-graduação Marketing e Comunicação Digital – IESB – Brasília/DF
Gestão de Conteúdo
Prof: Tatiane Lobão
ANÁLISE CASO NEGATIVO
& ANÁLISE CASO POSITIVO
Walner de Oliviera Pessôa
Brasília, 3/7/2013
ANÁLISE CASO NEGATIVO - #McDsotries - janeiro de 2012
- O que se pretendia:
A McDonalds tinha o objetivo de criar um canal para se aproximar dos seus consumidores e descobrir suas experiências de relacionamento com a empresa. O MC DONALD`S lançou a campanha na rede social Twitter usando #McDStories. Propondo as pessoas a compartilhar suas experiências vividas, suas histórias emocionantes em relação a comanhia.
- O que aconteceu:
Em poucas horas após o lançamento da campanha, as pessoas postaram do twitter as vivências de forma negativa que tiveram no ambiente da rede MC DONALD`S. Casos de encontrar unha no BigMac e casos de infecção alimentar. Ou seja, gerou-se um canal para os twitteiros insatisfeitos com a rede fast-food protestarem contra a McDonalds, escrevendo relatos de usuários e empregados insatisfeitos Um grande volume de twitter negativos foram postados e replicados, gerando assim uma onda de insucesso da ação e forçando a agência responsável pela retirar da campanha do ar.
-Porque a ação deu errado:
Mc Donalds é uma marca muito mais de serviço do que de produto. Manter um serviço satisfatório e produtos de qualidade é um desafio constante. Todo erro que acontece na Web não pode ser apagado! Ou seja, qualquer impacto negativo na sociedade que foi publicado na Internet permanece no registro eternamente. Bem, históricamente, pelo menos aqui no Brasil, a marca foi alvo de muitas dúvidas: A carne do Bic Mac é feita de minhoca? Os lanches contêm amônia?
A ação deu errado porque foram muito otimista, ou quase ingênuos, em dar voz para uma sociedade que “poderia” ter algo bastante relevante para reclamar. E como notícia ruim é bem mais veloz