Mix de Marketin OMO
Assunto: Distribuições de Probabilidade
ALUNO (a):
Probabilidade
Introdução:
A maioria dos fenômenos de que trata a Estatística é de natureza aleatória ou probabilística. Consequentemente, o conhecimento dos aspectos fundamentais do cálculo de probabilidade é essencial para o estudo da Estatística Inferencial. O conteúdo exposto a seguir é necessário para termos base no caminho da Inferência Estatística.
Experimento Aleatório
São aqueles que repetidos várias vezes sob condições semelhantes, apresentam resultados imprevisíveis.
Ex. a) O lançamento de uma moeda.
b) O lançamento de um dado. c) A retirada de uma carta de um baralho. d) O resultado de um jogo de futebol.
Espaço Amostral
A cada experimento correspondem, em geral, vários resultados possíveis. Assim, ao conjunto de todos os resultados possíveis de um experimento aleatório damos o nome de espaço amostral (S).
Ex. a) O lançamento de uma moeda → S = {Ca, co} b) O lançamento de um dado. → S = {1, 2, 3, 4, 5, 6} c) O resultado de um jogo de futebol entre AAASA e AAASC. → S = {AAASA, AAASC, empate}
Observação: Cada um dos elementos de S, que corresponde a um resultado de um experimento, recebe o nome de Ponto Amostral. Assim: empate S empate é um ponto amostral de S.
Eventos
Denominamos Evento qualquer subconjunto de um espaço amostral S de um experimento aleatório. Assim. Qualquer que seja E, se E S (E está contido em S), então E é um evento de S.
Se E = S, E é chamado de evento certo.
Se E S e E é um conjunto unitário, E é chamado evento elementar.
Se E = , E é chamado evento impossível.
Exemplo: No lançamento de um dado, temos S = {1, 2, 3, 4, 5, 6} e:
A = {1, 3, 5} S; logo, A é um evento de S.
B = {1,