MITOSE E MEIOSE
O corpo humano está sempre realizando divisões celulares. Há dois tipos de divisão celular: a mitose e a meiose, e nós realizamos tanto uma quanto a outra, mas em situações diferentes.
Ciclo celular O ciclo celular pode ser dividido em duas etapas: interfase e divisão celular. A interfase é a etapa na qual a célula realiza suas atividades metabólicas ou se prepara para a divisão. Períodos da interfase:
G0 – período de atividade metabólica específica;
Algumas células apresentam G0 temporário
Algumas células não saem de G0
Outras células não apresentam G0
G1 – síntese intensa de proteínas para a divisão;
S – duplicação do DNA;
G2 – retomada da síntese proteica, duplicação das organelas. As células conseguem através de pontos de checagem (check point) verificar possíveis erros durante as etapas do ciclo celular. Em cada ponto de checagem a célula avalia se é possível avançar ou se é necessário fazer algum ajustes, antes de atingir a fase seguinte. Muitas vezes a escolha é simplesmente cancelar o processo ou até mesmo conduzir a célula à morte (apoptose).
Mitose
A mitose é o processo onde a célula mãe (diploide) origina duas células filhas idênticas a ela também diploides. Ocorre em todas as células exceto nas células perenes (neurônios e células musculares). O objetivo principal da mitose é o crescimento, pois é através desse processo que um organismo passa de uma única célula para trilhões. Em um organismo multicelular completamente desenvolvido, a mitose também serve para reparar células danificadas. Também está relacionada a reprodução assexuada. A mitose está dividida em quatro fases:
1. PRÓFASE: O início da prófase é marcado pela condensação dos cromossomos, que se tornam progressivamente mais curtos e grossos. Ao se condensar, o cromossomo torna-se inativo, pois a compactação impede o DNA de produzir moléculas de RNA. É por isso que os nucléolos desaparecem durante a prófase. Durante a prófase, os