Mitose e meiose
A mitose e a meiose são dois processos de divisão celulares, sendo que a mitose é do tipo em que ocorre desde o aparecimento da primeira célula do feto, até sua morte. Ela faz a duplicação das células, que se inicia desde a formação do feto e se estende até a sua morte. Já a meiose acontece com o intuito de produzir as células sexuais, sendo os espermatozoides nos homens e os óvulos nas mulheres. Os espermatozoides são produzidos conforme são utilizados, sendo que através da ejaculação o homem libera mais de 300 milhões de células. Os óvulos já estão formados nos ovários das mulheres desde o seu nascimento, sendo liberado um a cada mês após a puberdade que se inicia em torno dos doze/treze anos.
Sem a realização desses processos seria impossível a existência da vida, pois eles são de muita importância para o desenvolvimento de uma ser vivo, seja ele qual for, é necessário que todas as etapas dessa divisão ocorra normalmente para que tudo ocorra bem.
Mitose
A mitose se inicia com uma célula que contém um total de 46 cromossomos onde ocorre a duplicação do material genético. É um processo contínuo, sendo subdivido em: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Este processo é de extrema importância para que possamos nos desenvolver crescer e para poder repor as células perdidas, sendo um dos exemplos quando nos machucamos fazendo assim uma lesão de pele ou até mesmo quando perdemos sangue, que são simplesmente células.
Fases da mitose
Prófase: É quando a cromatina (DNA) que até então estava descondensada, começa a se condensar. Os centríolos começam a se afastar-se para os polos, criando assim umas fibras, na qual é dado o nome de fibras do fuso acromático. A membrana nuclear desaparece junto com os nucléolos.
Metáfase: Tem como principal característica a disposição dos cromossomos bem no centro da célula, formando assim o que se chama de placa equatorial. Para que essa disposição ocorra, é necessário que os cromossomos se se condensam