Mecanica geral hibeller
Fonte: ESTATICA: Mecânica para engenharia. 10ª edição. R.C.Hibbeler.
2.1 Determine a intensidade da força resultante FR = F1 + F2 e sua direção, medida no sentido anti-horário, a partir do eixo x positivo.
[pic]
2.23 Determine a intensidade e a direção da resultante FR = F1 + F2 + F3 das três forças, encontrando primeiro a resultante F’ = F2 + F3 e depois compondo FR = F’ + F1.
[pic]
2.38 Determine a intensidade e a direção, medida no sentido anti-horário, a partir do eixo x, da força resultante das três forças que atuam sobre o anel A. Considere que F1 = 500N e θ = 20°.
[pic]
2.46 Determine a grandeza da força resultante e sua direção, medida no sentido anti-horário, a partir do eixo x positivo.
[pic]
2.55 As três forças concorrentes que atuam sobre o poste produzem uma força resultante FR = 0. Se F2 = ½F1 e F1 estiver a 90° de F2, como mostrado, determine a intensidade necessária de F3 expressa em termos de F1 e do ângulo θ.
[pic]
2.62 Determine a intensidade e os ângulos diretores coordenados da força resultante.
[pic]
2.73 O suporte está sujeito às duas forças mostradas. Expresse cada força na forma vetorial cartesiana e depois determine a força resultante FR, a intensidade e os ângulos diretores coordenados dessa força.
[pic]
2.83 Um vetor posição estende-se da origem ao ponto A (2m, 3m, 6m). Determine os ângulos α, β, γ que a origem do vetor faz, respectivamente, com os eixos x, y, z.
2.98 Os cabos de tração são usados para suportar o poste de telefone. Represente a força em cada cabo na forma de vetor cartesiano.
[pic]
2.105 Cada uma das quatro forças que atuam em E tem intensidade de 28 kN. Expresse cada força como um vetor cartesiano e determine a força resultante.
[pic]
3.3 Determine a intensidade e o ângulo θ de F1, de modo que o ponto material P esteja em equilíbrio.
[pic]
3.17 Determine o peso máximo do vaso de planta que pode ser suportado,