Mitose - Descrição
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO AMAZONAS
CAMPUS LÁBREA
O QUE É A MITOSE
LÁBREA- AMAZONAS
SETEMBRO/2013
JERLILSON BEZERRA DA SILVA
RENATA DA SILVA NUNES
KEILYANE FREIRE RAMOS
KEILY BEZERRA DE QUEIROZ
O QUE É A MITOSE
Trabalho de pesquisa apresentado como requisito parcial para a aprovação na disciplina de Biologia, sob a responsabilidade do Prof: João Batista, no curso de Técnico em Informática.
LÁBREA- AMAZONAS
SETEMBRO/2013
Mitose
A mitose é a formação de dois núcleos-filhos e a divisão do citoplasma é a citocinese. É comum usar a mitose como sinônimo de todo o processo de divisão celular.
O termo mistose deriva da palavra grega mitos, que significa”tecer com fios” e refere-se ao fato de os fios cromossômicos se tornarem cada vez mais visíveis ao microscópio óptico no decorrer da divisão celular, Na interfases, os cromossmos estão descodensados e são finos que não podem ser visualizados. Individualmente, mesmo com os mais potentes microscópios ópticos.O termo cromatica desigina o conjunto filamentoso do núcleo interfásico; não se sab, na época, que a cromatina correspondia a um conjunto de filamentos individualizados, os cromossomos.
A mitose é um processo contínuo, com duração entre 30 e 60 minutos, em que uma célula se transforma em duas células-filhas. Ao longo da mitose ocorrem eventos marcantes. As fases da mitose são, em sequencia: prófase, metáfase, anáfase e telófase, Alguns consideram uma quinta fase, entre a prófase e a metáfase, denominada promatáfase.
Fase da Mitose
Prófase
Durante a profáse (do grego protos, primeiros), a primeira fase da mitose, os cromossomos se condensam, os nucléolos desaparecem e a carioteca se desfaz, dispersando os componetes nucleares no cintoplasma,
Condesação dos cromossomos O inicio da prófase é marcado pela condensação dos cromossomos que se tornam