mitos
1- Hesíodo: Teogonia, Os trabalhos e os dias. Também conhecido como as obras e os dias, é um poema épico de Hesíodo, um dos primeiros autores da Grécia antiga conhecidos.
Nesta obra o autor trata do mundo dos mortais e de sua organização, centrado nos temas do trabalho e da justiça.
O poema conta com 828 versos e é dirigido ao irmão de Hesíodo, Perses, devido a uma querela relativa à repartição desigual da herança paterna, na qual este levara vantagem indevidamente.
Na primeira parte (versos 1-382), após a invocação às Musas, o poeta desenvolve narrativas míticas. ("As duas lutas", "Prometeu & Pandora", "Eras do homem" e a fábula o "Gavião e o Rouxinol") como apoio tanto de seus preceitos como da segunda parte do poema, na qual há conselhos práticos e calendários sobre a agricultura (v. 383-627), navegação (v. 628-691), além de conselhos morais (v. 695-828).
2- Homero: Odisseia, lliada:
A Ilíada (em grego antigo: Ἰλιάς, AFI: [iːliás]; em grego moderno: Ιλιάδα) é um poema épico grego que narra os acontecimentos ocorridos no período de pouco mais de 50 dias durante o décimo e último ano da Guerra de Troia e cuja gênese radica na cólera (μῆνις, mênis), de Aquiles . O título da obra deriva de um outro nome grego para Troia, Ílion.
A Ilíada e a Odisseia são atribuídas a Homero, que julga ter vivido por volta do século VIII a.C, na Jônia (lugar que hoje é uma região da Turquia, e constituem os mais antigos documentos literários gregos (e ocidentais) que chegaram nos nossos dias. Ainda hoje, contudo, se discute a sua autoria, a existência real de Homero, e se estas duas obras teriam sido compostas pela mesma pessoa.
Odisseia é um dos dois principais poemas épicos da Grécia Antiga, atribuídos a Homero . É, em parte, uma sequência da Ilíada, outra obra creditada ao autor, e é um poema fundamental ao cânone ocidental moderno, e, historicamente, é a segunda - a primeira sendo a própria Ilíada - obra existente da literatura ocidental.
Assim como a