Mitologia grega
Ao escutarmos a palavra "mitologia", quase automaticamente a associamos à palavra "grega". De fato, a mitologia grega ganhou destaque sobre a mitologia de vários outros povos pela influência que a civilização e o pensamento grego exerceram sobre o mundo, em particular sobre o Ocidente. Para se ter uma idéia dessa influência, basta lembrar que a filosofia e a matemática, por exemplo, são "invenções" gregas.
Da mesma maneira, a maioria das palavras que dão nome às ciências têm origem grega: física, geografia, biologia, zoologia, história, etc. Também vêm do grego as palavras que designam os relacionamentos dos seres humanos entre si e em sociedade. É o caso de palavras essenciais, como ética, política e democracia.
Herança grega
Compreender a importância da herança da CIVILIZAÇÃO GREGA para nossa civilização contemporânea - que está cerca de 3000 anos distante dela – é fundamental para entendermos melhor o mundo que nos cerca. A CIVILIZAÇÃO GREGA, FOI A MAIOR HERANÇA CULTURAL QUE O MUNDO MODERNO RECEBEU. Grandes invenções, na arte, na política, na filosofia, na matemática, na arquitetura e nas ciências foram o ponto de partida para o que conhecemos hoje.Por isso, não é difícil imaginar a influência que os gregos exerceram nas civilizações que lhes eram mais próximas em termos temporais. É o caso dos romanos – outra grande civilização antiga - que dominou a Grécia por serem mais fortes militarmente. No entanto, a cultura dos gregos era tão superior, que os dominadores acabaram por adaptaram-se a cultura e aos hábitos gregos.
.
Religião e arte
É importante deixar claro que a mitologia grega ou greco-romana, em suas origens mais remotas está ligada a uma visão de mundo religioso.
Ao contrário, à medida que avançamos no tempo em direção aos nossos dias, a mitologia vai se esvaziando do significado religioso e ganhando, principalmente, um caráter artístico. Em outras palavras, no século 15, ao