mito
1- È comum associarmos os mitos ás lendas, destacando o aspecto inverossímil desses relatos. Como se pode criticar esse modo de compreender o mito?
2- O mistério do mito éabordado por teóricos que o explicam de maneira diversa. Escolha uma das tendências (funcionalismo, psicanalise, estruturalismo) e explique como o mito é por ela compreendido.
3- Embora o mito aindafosse um componente importante nas mais antigas civilizações (Mesopotâmia, Egito, Grécia), em que se distingue do papel que ele exercia anteriormente nas sociedades tribais?
4- È possível ainda sefalar em mitos contemporâneos? Justifique sua resposta.
5- “Leia as citações a seguir e interprete-as tendo em vista a concepção de ser humana transmitida pelas epopeias”.
a. Eu sou umadivindade que guarda sem cessar, em todos os trabalhos “(a deusa Atena a Ulisses)”.
b. ”Não sou eu o culpado, mas Zeus, o destino e a Erinia, que caminha na sombra” (Agamêmnon, rei de Micenas, depois deum desvario momentâneo, durante a guerra de Troia).
6- Observe a imagem, leia o texto e responda.
A história de Orestes, filho de Agamêmnon e Clitemnestra, é relatada nos poemas homéricos e natragédia de Esquilo Oresteia, uma trilogia. Ao voltar da guerra de Troia, Agamêmnon é assassinado pela mulher e por Egisto. Quando adulto Orestes retorna á cidade de Argos e, com a autorização do deusApolo, vinga-se matando a mãe e seu amante. O matricídio provocou a iradas Erinias, deusas que personificam a vingança: elas punem os homicidas com remorsos de modo implacável, com torturas que podemlevar á loucura.
a. Esse mito pode simbolizar comportamentos que ainda hoje atormentam as pessoas? Na leitura complementar do capitulo 1, “A experiência filosófica”, Calligaris comenta oassassinato d uma menina em que o pai e a madrasta são os principais suspeitos. A reação popular seria algo semelhante á ação das Erinias?
b. Dê outros