manutenção preventiva
4º CICLO MECANICA
CESAR AUGUSTO N˚7
JONTAN OLIVEIRA N˚16
RÔMULO CRISTOVAM N˚28
Manutenção Preventiva
LIMEIRA-SP
2014
Manutenção preventiva
A manutenção preventiva obedece a um padrão previamente esquematizado, que estabelece paradas periódicas com a finalidade de permitir a troca de pecas gastas por novas, assegurando assim o funcionamento perfeito da maquina por um período predeterminado.
O método preventivo proporciona um determinado ritmo de trabalho, assegurando o equilíbrio necessário ao bom andamento das atividades.
O controle das pecas de reposição é um problema que atinge todos os tipos de indústria. Uma das metas a que se propõe o órgão de manutenção preventiva é a diminuição sensível dos estoques.Isso se consegue com a organização dos prazos para reposição de pecas.
Em qualquer sistema industrial, a improvisação é um dos focos de prejuízo. É verdade que quando se improvisa pode-se evitar a paralisação da produção, mas perde-se em eficiência. A improvisação pode e deve ser evitada por métodos de manutenção preventiva q é estabelecida por técnicos de manutenção.
O planejamento e a organização, fornecidos pelo método preventivo, são uma garantia aos homens da produção que podem controlar, dentro de uma faixa de erro mínimo, a entrada de novas encomendas.
Com o tempo, os industriais foram se conscientizando de que a máquina,que funcionava ininterruptamente até quebrar acarretava vários problemas,que poderiam ser evitados com simples paradas preventivas para lubrificação,troca de peças gastas e ajustes.
Com o auxílio dos relatórios escritos sobre os trabalhos realizados, são suprimidas as inconveniências das quebras inesperadas. Isso evita a difícil tarefa de trocas rápidas de máquinas e improvisações que causam o desespero do pessoal da manutenção corretiva.
A manutenção preventiva é um método aprovado e adotado