MISSÕES E O CRESCIMENTO DA IGREJA EVANGÉLICA NO MUNDO: REALIDADE E CONTRADIÇÕES
JUAZEIRO, OUTUBRO DE 2011
JAAZIEL BARBOSA DE SOUZA
JUAZEIRO – BA 2012
MISSÕES E O CRESCIMENTO DA IGREJA EVANGÉLICA NO MUNDO: REALIDADE E CONTRADIÇÕES
Monografia apresentada como exigência parcial para o curso de Teologia
JUAZEIRO-BA
AGRADECIMENTOS:
Agradeço a Deus, que me inspirou e me conduziu durante todo este meu curso; à minha família, que esteve presente em todos os momentos, pelo apoio e compreensão; Aos meus professores, que com paciência e dedicação souberam me conduzir na busca de mais conhecimento da palavra de Deus; aos meus colegas, pelo companheirismo e incentivo, que me ajudaram a prosseguir e conquistar esta vitória. Que Deus a todos abençoe.
RESUMO
O crescimento da igreja evangélica no mundo se consolidou pelo fato de seu compromisso com as missões evangelísticas. Desde o seu contexto, dado ao surgimento do cristianismo na palestina até alcançar Roma e se oficializar como a religião oficial do Império Romano. A partir daí, seu crescimento se dá pela propagação da sua mensagem falada por seus adeptos. As cruzadas são frustradas e as missões são enviadas a bordo dos navios no período das grandes navegações. Os jesuítas são os missionários responsáveis pela propagação da fé católica. William Carey foi o primeiro missionário protestante, alcançando a Índia e foi chamado de “O Pai das Missões Modernas”. Com a proclamação da república do Brasil e sua laicidade, foi possível a evangelização do país, com a chegada das denominações protestantes históricas e a conseqüente formação das denominações pentecostais.
Palavras-chave: Missões; Igreja; Evangelho; Cristianismo.
INTRODUÇÃO
O evangelho tem crescido de maneira muito grande no Brasil. A perspectiva de crescimento nos próximos anos é ainda maior.