Mississipi Blues
Revta bras. Zool., S Paulo 1(1): 71-77
30.xii.1982
LISTA PRELIMINAR DE Rt.PTEIS DA ESTAÇÃO ECOLOGICA
DO TAIM . RIO GRANDE DO SUL
NORMA GOMES'
LIGIA KRAUSE'>
ABSTRACT
Repti/es were coIlected during a period of two years in the Estação Ecológica do Taim , in lhe southeaslern part of the state of Rio Grande do Sul, in a region characlerized by large extensions of swamps, sand dunes and prairies. QUI of 81 species of repli/es known from the State 21 have been collected in the station. Freshwater turtles are most abundant; others groups are poorly represented. INTRODUÇAO
A área da Estação Ecológica do Taim, desde sua criação em 1978, pelo plano de implantação de Reservas Ecológicas, vem sendo objeto de um amplo plano de pesquisas, coordenado pelo Núcleo lnterdepartamental de Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NIDECO). No projeto de levantamento faunístico, coube-nos o estudo da herpetofauna, iniciado em janeiro de 1979, para reconhecimento das espécies e organização de uma coleção de referência. Com base neste levantamento preliminar, serão elaborados planos específicos de pesquisa.
Após dois anos de trabalhos na região, publicamos a primeira lista de ocorrência de répteis, ressaltando que será possivelmente ampliada .
DESCRIÇÃO DA AREA
A Estação Ecológica do Taim, na porção sul da faixa litorânea do Estado do Rio Grande do Sul, entre a lagoa Mirim e o Oceano Atlântico, a 32°50' S e 52°26' W, tem uma extensão de 330 km 2 . A área compreende o grande banhado do Taim, extensas regiões de dunas, parte da margem leste da lagoa
Mirim, porção norte da lagoa Mangueira, as lagoas Nicola e Jacaré, campos e capões de mata.
A maior parte da área é ocupada pelo banhado do Taim, constituído de grandes porções alagadiças cobertas por vegetação densa e quase uniforme, composta principalmente por espadana - Zizianopsis bonariensis (Gramineae)
- e junco do banhado ou tiririca - Scirpus