Miseria e Pobreza
CONSUMIDOR: UMA ANÁLISE DA RECENTE PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA
DO BRASIL.
Autores: Bruno Lobato Cardoso; Antônia Menezes Souza.
RESUMO
Este artigo teve por objetivo verificar em que medida o consumo consciente influencia o comportamento do consumidor de acordo com a publicação acadêmica nacional. Para tal, foi realizado uma pesquisa exploratória quantitativa, através de uma pesquisa bibliográfica em um base de dados de artigos pública e gratuita. Por fim, percebeu-se que a maioria dos artigos científicos brasileiros possui uma visão otimista entre a relação do consumo consciente e o comportamento do consumidor, se posicionando positivamente quanto a influência entre estas variáveis. No entanto, esta visão não é pacífica, havendo uma minoria de pesquisadores que defendem que esta influência seja fraca ou nula.
Palavras-chave: Consumo Consciente, Comportamento do Consumidor, Influência, Publicação
Científica.
1 INTRODUÇÃO
Esta pesquisa exploratória de caráter quanlitativo que utilizou o procedimento técnico de pesquisa bibliográfica, teve como objetivo verificar em que medida a produção acadêmica nacional recente analisa a força da influência do consumo consciente em relação ao comportamento do consumidor.
A crescente globalização, através do surgimento das multinacionais, fez com que as instituições invistam, cada vez mais, seus recursos em responsabilidade social das empresas (RSE), seja na dimensão social, ambiental ou econômica. Diversos estudos e investigações têm sido realizados sobre este tema, no entanto, os resultados têm sido inconsistentes e inconclusivos (MORENO apud MARQUES; TEIXEIRA,2007).
Alguns autores defendem que exista uma relação positiva entre o desempenho social e o desempenho econômico-financeiro (WADDOCK; GRAVES, 1997: RUF et al., 2011; SIMPSON &KOHERS, 2002), propiciada pelo investimento em práticas de
RSE, outros admitem a existência de uma relação