Mirian Goldenberg, Porqure homens e mulheres traem?
1186 palavras
5 páginas
INTRODUÇÃOO trabalho apresenta uma síntese do livro Porque homens e mulheres traem? da autora Miriam Goldenerg em que homens e mulheres refletem sobre o mesmo comportamento: a infidelidade.
No livro Porque homens e mulheres traem? Goldenberg traz contribuições de A outra, livro também de sua autoria, em que ela discorre sobre o que pensam, que dizem e como agem as amantes dos homens casados, os discursos das pesquisadas mostram se é melhor ser amante ou ser a esposa ou se existe fidelidade dentro da infidelidade.
Representações das Outras foram encontradas por Goldenberg na música, Eu sou a Outra, de Ricardo Galeno: “ Ele é casado, e eu sou a Outra na vida dele, que vive qual uma brasa, por lhe faltar tudo em casa. Ele é casado e eu sou a Outra que o mundo difama, que a vida maltrata e sem dó cobre de lama... Não tendo nome, trago o coração ferido, mas tenho muito mais classe do que quem não soube prender o marido”.
A música traduz a idéia de que o homem casado procure a Outra para que esta preencha algo que a esposa está deixando de completar e a Outra é vista socialmente como uma prostituta em que a vida e o sofrimento não interessam a seus acusadores, mas ainda assim é melhor ser a outra do que a esposa que “não soube prender o marido”.
A Outras, apesar de não serem casadas legalmente, sentem-se profundamente comprometidas, se dizem a única, crêem que seus amantes só fazem sexo com elas, nunca com suas mulheres e confessam que emocionalmente seria insuportável se não fosse assim e ainda, seu vínculo com o amante é baseado no prazer, no desejo, no entendimento sexual, na amizade, na compreensão, no companheirismo, as esposas é que são consideradas as Outras pois, são rejeitadas por seus maridos, para a amante, a esposa é uma prostituta às avessas. Segundo Goldenberg, para as Outras, a esposa é a santa porque aceita tudo sem reagir e a puta porque só tem interesses materiais, sendo que, as Outras é que vivem um amor sincero, sem interesses econômicos e