Miocardiopatia dilatada
GISELE NUNES DE MAGALHÃES
ESTUDO DE CASO: MIOCARDIOPATIA DILATADA
ORIENTADORA: Profª Sheila M. M. Paiva
Caraguatatuba 2011
CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO
GISELE NUNES DE MAGALHÃES
ESTUDO DE CASO: MIOCARDIOPATIA DILATADA
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação no Estágio de Pratica do Processo do Cuidar, ministrada pela Enfª Sheila M. M. Paiva, no curso de Enfermagem, 7º semestre, do Centro Universitário Módulo.
Caraguatatuba
2011
1 INTRODUÇÃO
Este estudo de caso foi realizado através de consulta de enfermagem e levantamento de dados do prontuário do Sr° V. S., 70 anos, portador de miocardiopatia dilatada, no estágio de prática do processo do cuidar realizado no Hospital de São Sebastião.
Com este trabalho pretende se através de revisão literária aprofundar o estudo sobre a patologia miocardiopatia dilatada e implementar adequadamente a sistematização da assistência da enfermagem de acordo com o caso apresentado pelo paciente.
As miocardiopatias ou cardiomiopatias são perturbações progressivas que alteram a estrutura ou prejudicam o funcionamento da parede muscular das cavidades inferiores do coração, os ventrículos. Elas geralmente são classificadas em três tipos: miocardiopatia dilatada, hipertrófica ou restritiva. Neste trabalho estaremos abordando especificamente a miocardiopatia dilatada, que é a mais freqüente, cerca de 90% dos casos. Como ela é uma doença comum que acomete tanto adultos quanto crianças é importante que o profissional de enfermagem tenha um conhecimento aprofundado sobre a patologia, para prestar uma melhor assistência ao paciente.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Descrição da Patologia
2.1.1 Conceito
A miocardiopatia dilatada é uma doença miocárdica primária progressiva, de causa desconhecida e que se caracteriza por aumento das câmaras e diminuição da contratilidade do ventrículo esquerdo ou de ambos os ventrículos. Ela se difere das outras patologias que