Miocardio
Disciplina: História
Professor: Jorge
Turma: 2º06
Aluno: Matheus Weslley
Enfarte do Miocárdio
Schroeder, Agosto de 2014.
Introdução
Um ataque cardíaco, também conhecido como enfarte do miocárdio, ou trombose coronária, ocorre quando parte do músculo cardíaco morre por falta de oxigénio.
O ataque cardíaco acontece quando se forma um coágulo sanguíneo numa das artérias coronárias, impedindo o
Fornecimento de sangue ao coração. O bloqueio também pode resultar por uma lesão, uma contração de uma artéria coronária.
O ataque cardíaco muitas vezes causa dor e pressão intensas no peito. A dor pode passar do peito para o pescoço, maxilar, orelhas, braços e punhos.
É muito mais provável que o ataque cardíaco ocorra quando as artérias estreitam o que pode acontecer pela formação de depósitos de gordura nas paredes das artérias. Fumar, ter a tensão alta, uma alimentação fraca, falta de exercício e obesidade, todos estes fatores podem aumentar o risco de formação de depósitos de gordura.
Os homens têm uma probabilidade três vezes maior de sofrerem um ataque cardíaco do que as mulheres
Desenvolvimento
O ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue a uma seção do músculo do coração fica bloqueado. Se o fluxo sanguíneo não for restaurado rapidamente, a seção do músculo cardíaco ficará danificada devido à falta de oxigênio e começará a morrer. Ataques cardíacos ocorrem mais frequentemente como resultado de uma condição médica chamada doença das artérias coronárias. Nesta doença, um material gorduroso chamado placa se acumula nas paredes das artérias coronárias, as quais suprem oxigênio e sangue ao coração. Eventualmente, uma placa pode romper, causando coágulo sanguíneo na superfície da placa. Se o coágulo ficar muito grande, ele pode bloquear totalmente ou quase totalmente o fluxo de sangue rico em oxigênio para a parte do músculo cardíaco alimentado pela artéria. Durante um ataque cardíaco,