Ministração celula
Quebra-gelo: O que você entende por saúde ou vida saudável?
Louvor: Cantem músicas que falem de Deus como criador ou sustentador.
Texto-base: 2 Tessalonicenses 5.23
Introdução: Somos orientados por Paulo a prepararmos todo o nosso ser (espírito, alma e corpo) para o nosso encontro com o Senhor. De fato, saúde pode ser entendida como um equilíbrio dessas três partes do ser humano conduzidas por Cristo e sua Palavra. Por outro lado, há também inimigos tentando desequilibrar essas áreas da nossa vida para que não vivamos a vida abundante que Jesus conquistou. A Bíblia diz que fomos comprados (não pertencemos mais a nós mesmos). Todas as más consequências que vieram sobre nós, foram resultados de escolhas feitas de forma independente, sem Deus. Devemos, então, como bons mordomos nos apegar às orientações Dele e da Sua Palavra de como atingir e preservar o equilíbrio do nosso espírito, alma e corpo.
Perguntas:
• Espírito – Temos a necessidade do resgate de atitudes e práticas em nossa vida espiritual. Contudo, o assunto é amplo e podemos abordar outras áreas que possam contribuir em nossa saúde como um todo. Por exemplo, em Efésios 6.10-12, é falado a respeito dos inimigos espirituais e de uma batalha que devemos enfrentar. Você pode citar exemplos práticos desses investimentos do inimigo contra a sua vida? E qual tem sido sua estratégia ou disciplina espiritual para que a sua saúde prevaleça?
• Alma – João escreve a Gaio, em sua 3ª carta, no verso 2, desejando que tudo na vida de Gaio vá bem assim como (mesma proporção) em sua alma. Alma fala do intelecto, memória, lembranças e sentimentos. O fato é que na alma também precisamos de saúde e João usa essa expressão numa das versões desse texto. Há vários recursos de auxílio para que a nossa alma seja saudável: retiros, cursos, aconselhamentos também a chamada “higiene mental”; lazer, mudança de atividades, leitura de livros e outros itens relacionados a cultura, etc. Dentre