MINISTERIO DA EDUCA O 1
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA BACHARELADO EM
Zoologia
Acadêmico: Docente
Março / 2015
1)- Cite algumas características básicas dos euglenóides quanto à organização corporal e ao ambiente onde vivem.
R=São unicelulares e a maioria vive em água doce, nadando graças à movimentação de um flagelo. Em ambientes iluminados realizam fotossíntese, produzindo seu próprio alimento. Quando colocados no escuro, podem sobreviver ingerindo partículas de alimento por fagocitose, um modo heterotrófico de nutrição. Há espécies de euglenóides sem cloroplastos, cuja nutrição é exclusivamente heterotrófica; os cientistas acreditam que esses organismos provavelmente perderam os cloroplastos no curso da evolução. O modo ambíguo de nutrição, autotrófica e heterotrófica, tem sido um dos motivos de polêmica na classificação dos euglenóides. Em certos sistemas, os euglenódies são classificados como protozoários.
2)- Caracterize os protozoários quanto ao ambiente em que vivem e a forma de nutrição.
R=A maior parte dos protozoários é aquática, vivendo em água doce, água salgada, regiões lodosas e terra úmida. Algumas espécies são parasitas, habitando o interior do corpo de animais invertebrados e vertebrados, causando doenças. Há também protozoários que mantêm relações de troca de benefícios com outros seres vivos (ex.: flagelados e cupins). Algumas espécies alimentam-se de matéria orgânica de cadáveres ou de restos de outros seres vivos; outras ingerem microrganismos vivos, como bactérias, algas e outros protozoários; existem ainda protozoários parasitas que se alimentam de tecidos corporais dos hospedeiros.
3)- De que maneira os protozoários de água doce enfrentam o problema osmótico decorrente de viver em uma solução hipotônica em relação ao seu citoplasma?
R= Os vacúolos contráteis que são responsáveis pela eliminação do excesso de água, bolsas citoplasmáticas que acumulam água, eliminando-a de tempos em tempos.