miniconto
Relatório da Semana Acadêmico Cultural – 2º SEMAC
Oficina de Criação Literária – O Miniconto Coordenação: Alberto Roiphe
Oficina realizada no dia vinte e sete de novembro de dois mil e quatorze, das dezenove horas às vinte e uma horas. O encontro deste evento aconteceu no CECH, mini auditório localizado no prédio da didática três, na Universidade Federal de Sergipe. O ministrante e coordenador desse evento foi o professor Auberto Roiphe.
Tratou-se de um evento de literatura, cujo palestrante é professor de Teoria da Literatura e de Crítica literária. Essa oficina tinha como objetivo, não ser uma aula de literatura, mas sim um momento de partilhar tudo o que sabemos a respeito da literatura. Especificamente dos Minicontos.
Foram abordados vários assuntos sobre literatura. Em relação aos Minicontos foi explicado que se trata de um conto muito pequeno. Onde o mais importante é mostrar, e não sugerir, e o leitor terá que “preencher” as elipses narrativas e entender a história por trás da história escrita. O miniconto tem como características a concisão, a narratividade, a totalidade, o subtexto, ausência de descrição, retrato de pedaços da vida.
O mais famoso autor de miniconto escrito, com apenas trinta e sete letras é Augusto Monterroso. O número de letras no miniconto é importante, mas não rígido.
A Oficina de Minicontos foi muito produtiva, pois trouxe uma nova ideia de literatura. Foi um evento inovador e que poderia haver muitos outros.
O professor que dirigiu esse evento foi muito eficiente, pontual e objetivo. Sua didática foi