Mini dicionário de ciencias socias
Ideologia
Sistema de idéias peculiar a determinado grupo e condicionado, em última análise, pelos interesses desse grupo. A função da ideologiaconsiste na conquista ou conservação de um determinado status social do grupo e de seus membros. Doutrinas politicas, religiosas, econômicas e filosóficas desempenham, geralmente funções de ideologia. Raramente, porém, essa função chega à luz da consciência dos que professam a ideologia. Esta será tanto mais forte quanto maior for à convicção e o apego emocional revelados por seus defensores. A eficiência d e uma ideologia, no que diz respeito à conservação do status de determinado grupo, depende também de sua aprovação por outros grupos integrados na mesma estrutura social. Num regime de castas, por exemplo, a ideologia básicaé aceita também pela sem-casta, que se sujeitam ás condições sociais que as castas lhe impõem.
Socialização
Processopelo qual individuo, no sentido biológico, é integrado numa sociedade. Pela socialização o individuo se tornapessoa humana, adquirindo os hábitos que o capacitam para viver numa sociedade. Socialização significa aprendizagem ou educação, no sentido mais lato da palavra, aprendizagem essa que começa na primeira infância e termina com a morte da pessoa. Á medida que a socialização implica a dominação de certos impulsos indesejáveis, ela pode ser definida, também, como série de ajustamentos a determinados padrões culturais.(E.W.)O mesmo que socielidade e societalização . “Por social idade, escreve Gilberto Freire, deve entende-se a condição do individuo (biológico) desenvolvido, dentro da organização social, seus ou animal, senão social, socializado, pela aquisição de status ou situação; desenvolvido em membro de um grupo, ou, ao mesmo tempo, de vários grupos.” (Sociologia l.) (J.B. A)
Sociedade
Conjunto relativamente complexo de indivíduos de ambos os sexos e de todas as idades, permanentemente associados e equipados de padrõesculturais comuns, próprios para garantir