Marketing Turístico
O rochedo no qual se assenta a Fortaleza e cuja forma de laje resulta de uma foliação sub-horizontal é, da mesma forma, constituído por gnaisse facoidal. Apesar da clara correlação entre as rochas aflorantes e aquelas expostas ostensivamente nas obras da fortaleza, era comum, até a década de 1990, atribuir-se uma origem europeia às peças talhadas utilizadas nas suas edificações.
Esta mística, propalada, tanto em visitas guiadas, como pela imprensa jornalística da época, ainda persiste no relato popular, resultando em perda de identidade histórica. Desta forma, a Fortaleza de Santa Cruz, com suas cantarias sobrepostas ao longo de mais de três séculos e cujas características naturais podem ser observadas no afloramento rochoso in situ, deve ser considerada não apenas patrimônio histórico, mas, também, um patrimônio geológico que permite aos seus visitantes avaliar a importância da indústria de extração do gnaisse no desenvolvimento de Niterói. Este trabalho tem como objetivo apresentar um panorama das características gerais relacionadas.
A Fortaleza de Santa Cruz é o segundo ponto turístico mais visitado de Niteroi. Com arquitetura impressionante, atrai turistas e pesquisadores em busca de lazer e história.
Com arquitetura imponente, a Fortaleza de Santa Cruz, localizada no município de Niterói, foi durante os períodos de colônia e império brasileiro a principal estrutura defensiva