Mini curso de métodos contraceptivos
APRESENTAÇÃO
Roberta Almeida e Thiago Nobre
Alunos do Curso de Ciências Biológicas UESPI – Bloco VII
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
Métodos Contraceptivos
Contracepção: prevenção da gravidez;
Ao longo da história, a humanidade tem desenvolvido outros métodos de evitar a gravidez: contraceptivos ou anticoncepcionais.
Classificação
Método Irreversível: É o método que, uma vez utilizado, faz parar definitivamente a capacidade reprodutora.
Método Reversível: É o método que só evita gestação enquanto estiver sendo utilizado, mais permite o retorno da fecundidade quando se deixa de usá-lo.
MÉTODOS IRREVERSÍVEIS
Laqueadura e Vasectomia
Laqueadura ou Ligadura de Trompas
É um método cirúrgico, que consiste interromper as duas tubas uterinas impossibilitando a trajetória do óvulo e seu encontro com os espermatozóides.
Laqueadura ou Ligadura de Trompas
Vasectomia
É um método cirúrgico que consiste em interromper os dois canais deferentes, impedindo a passagem dos espermatozóides na ejaculação; Não altera o comportamento sexual e o sêmen continua sendo produzido embora não contenha espermatozóides.
Vasectomia
MÉTODOS REVERSÍVEIS
Diafragma Espermicida Dispositivo Intra-Uterino (DIU) Pílula Anticoncepcional Pílula do Dia Seguinte Camisinha Feminina Camisinha Masculina
Diafragma
É um disco flexível de borracha que recobre o colo do útero, bloqueando a passagem dos espermatozóides ao útero, evitando seu encontro com o óvulo na tuba uterina; Sua eficiência aumenta quando associado a geléias ou cremes espermicidas;
Diafragma
Diafragma
Retirá-lo no mínino 8 horas depois do ato sexual; Não protege contra as DST’s; O tamanho do diafragma correto para cada mulher é determinado pelo médico.
Espermicida
São substâncias químicas que agem bloqueando a atividade dos espermatozóides; Podem serem encontrados em forma de gel, geléias, espuma ou cremes; Deve ser aplicado no canal vaginal antes da