Resumo renascimento - língua portuguesa
O Renascimento correspondeu ao período de auge da Nação, onde o Império Inglês era correspondente ao século XIX, incluindo o Oriente e Ocidente que juntos a Camões marcaram o amadurecimento da língua portuguesa.
ESCOLA CLÁSSICA RENASCENTISTA PORTUGUESA:
O estilo renascentista foi reconhecido somente a partir de 1527, que foi o ano em que o poeta Sá de Miranda voltou com a literatura clássica italiana, então são divulgadas em Portugal as modalidades poéticas, portanto é chamada de medida nova.
A medida nova usa versos decassílabos e substitui os redondinhos que era chamado de medida velha. Adotaram de forma fixa, inspirados em modelos italianos, gregos, latinos e outros. E a poesia lírica teve inspiração clássica.
Soneto - É uma composição de forma fixa que contem 14 versos, 4 estrofes, sendo 2 quartetos e 2 tercetos, também há o soneto petrarquiano que é composto por decassílabos com rimas ou tercetos.
Terceto - São estrofes com 3 versos, com rimas entrecruzadas. Consolidou – se na Itália como Terza.
Sextina - É composta por 6 estrofes de 6 versos. Que permaneceu em circulação até o século XVIII.
Oitava – mostra o poema em 8 versos decassílabos, que segue um único esquema de rima (ABABABCC).
Ode – um poema destinado ao canto heróico e expressivo, presta tanto à glorificação épicos, quanto a expressão intima.
Elegia - É preservada desde a Antiguidade, se associava ao canto triste em homenagem aos mortos. Hoje desenvolve composição lírica. Esta associada a idéia de lamentação, e ao amor não correspondido.
Canção – É uma composição poética destinada ao canto, existe uma serie de estrofes com um numero regular de versos,arrematada por uma estrofe menor que resume as estrofes