Minhocultura
A Minhocultura é a criação racional de minhocas, sob condições minimamente controladas, com o objetivo de produzir húmus para adubação orgânica. Embora seja atividade perfeitamente adaptada à pequena escala de produção, por sua simplicidade de manejo, a sua expansão na propriedade dependerá apenas do espaço físico do minhocário e da disponibilidade da matéria orgânica e mão-de-obra.
É um trabalho que irá apresentar ás principais técnicas para criação na pequena propriedade rural, com o objetivo de obter húmus de qualidade para adubação orgânica, bem como recomendar as melhores formas de utilização na horta, pomar, e na lavoura.
- A Minhoca
Acredita-se que , no mundo, exista, mais de 8 mil espécies diferentes de minhoca. No Brasil, são conhecidas entre 240 e 260 espécies, sendo sua grande maioria nativas.
A Espécie mais utilizada para produção de húmus no mundo todo é a Vermelha-da-Califórnia. Esta espécie consegue consumir diariamente equivalente ao seu peso em matéria orgânica e produzir um casulo a cada 3 e 7 dias, contendo, em seu interior, entre 2 e 5 novas minhocas.
-Termos Anatômico
Ás minhocas não possuem olhos, nem ouvidos, por isso seu sentido de direção não é muito bom. Ela possui boca, citelo que são os anéis, ânus. Sua movimentação é influenciada por células sensíveis a luz, que existem em sua pele.
Com relação a reprodução, as minhocas são hermafroditas, ou seja, possuem os órgãos sexuais masculinos e femininos no mesmo individuo. Entretanto, para atingir bons níveis de reprodução, a vermelha-da-califórnia precisa acasalar-se com outra da mesma espécie, para se reproduzirem elas estarem na idade adulta, o que prever pela presença do clitelo bem desenvolvido. Em geral esta fase atinge entre 40 á 60 dias de Vida.
Sua respiração é feita pela pele, onde há acúmulo excessivo de água, á tendência é de haver pouco oxigênio. Nestes casos, é comum vermos ás minhocas saindo do solo para procurar