Minhocultura
As minhocas pertencem ao Filo Annelida e a Classe Oligochaeta, são conhecidas hoje no mundo mais de 8 mil espécies e somente no Brasil se estima que há entre 240 a 260 espécies, sendo a maioria nativas.
Esse animal tem sistema de reprodução hermafrodita sendo que em um único individuo possuem os órgãos sexuais, masculino e feminino. Outra característica importante é que as minhocas necessitam de ambientes úmidos porem não toleram lugares encharcados, pois a respiração das mesmas é pela pele. Com a visualização do solo, os agricultores distinguem um solo rico bom para plantio e um solo pobre no qual não tem condições boas para essas atividades. Assim sendo, os agricultores observaram que os solos com grande incidência de minhocas eram solos ricos, havendo então a necessidade de produção das mesmas para a retirada do que chamamos de húmus.
O húmus é o produto liberado pela excreção das minhocas detritívoras, produzido a partir da matéria orgânica que estes animais ingerem e liberam. A partir desse conhecimento, os agricultores começaram a desenvolver minhoculturas caseiras com o objetivo de produzir húmus para a adubação orgânica de suas de suas terras, hortas e plantas em geral. A minhoca mais utilizada para essas minhoculturas hoje no mundo é a espécie Eisenia fetida Savigny mais conhecida como VermelhadaCalifórnia. São mais utilizadas, pois, tem grande facilidade de adaptação em cativeiros, grande capacidade de reprodução e de produção de húmus.
Características das minhocas:
As minhocas são invertebrados terrestres, ou de aguadoce e estão no filo dos anelídeos (annelida) e na classe dos Oligoquetos. São constituídas de corpo alongado, cilíndrico, composto de segmentos (anéis
corporais)