Minhocas
Curso: Agronomia
Disciplina: Zoologia Básica
Nome: cdsacaca
Turma: Agronomia 2013/1
Periodo : 1ª
Professora:
ALEGRE
2013
Procedimento
Após a elaboração do roteiro de aula prática sobre minhocas (Filo Annelidea), foi realizada uma aula prática no laboratório de Zoologia do CCA-UFES, no dia 24 de Julho de 2013. A coleta, preparação e a observação da anatomia externa e interna foram feitas seguindo os seguintes passos.
1) Foi coletado no campus do CCA-UFES, no dia já citado, minhocas para a realização do estudo da morfologia externa e interna das mesmas. Após isso, foi colocada em uma placa de petri uma minhoca, e assim observada sua anatomia externa.
2) Comportamento:
Apresentam um comportamento de fugir da luz por terem respiração cutânea e a exposição a luz as desidratam.
O prostômio auxilia na contração o que possibilita a movimentação da minhoca.
Anatomia Externa
No estereoscópio foi realizado o estudo da anatomia externa da minhoca - seguindo os passos do roteiro antes já elaborado - e nele pode-se observar facilmente a presença do vaso condutor (passando por todo o corpo da minhoca) , o clitelo,o prostômio (que se projeta para a frente), os segmentos dividindo o corpo da minhoca em “anéis”.
Já as cerdas e o pigidio não foram possíveis de serem visualizados devido o limite de resolução do estereoscópio. A pigmentação dos segmentos é diferente no decorrer do corpo da minhoca, na parte dorsal apresenta uma cor marrom mais escura em relação a parte ventral que é mais clara. Já o clitelo, apresenta uma cor mais clara que a parte ventral.
Fixação
Como descrito no roteiro de aula prática,primeiro foi colocada a minhoca em um frasco mortífero (contendo papel e éter) e foi aguardado um período de 10 minutos até a morte da mesma. Em um primeiro momento , ela liberou um liquido amarelo serve tanto para a defesa quanto para a manutenção da umidade na parede do corpo, que possibilita as trocas gasosas.. Após a morte da minhoca,