Minhocas
Parte I
Minhocas – informações, utilização, estruturas,alimentação reprodução, regeneração e curiosidades
Introdução
As minhocas são da classe dos anelídeos, predominantementes noturnas pois vivem nos solos onde constroem canais e galerias que ajudam a arrejar a terra.
Produzem diariamente uma quantidade de matéria orgânica equivalente ao seu próprio peso (húmus), que é um adubo natural rico em nitrogênio, cálcio, magnésio, fósforo e potássio.
Utilização
Fabricação de farinhas proteicas;
Fabricação de medicamentos e cosméticos;
Na recuperação de solos;
Alimentação humana e de outros animais.
Estrutura
Os corpos das minhocas são segmentados(metâmeros). Nessas estruturas existem septos divisórios. Alguns segmentos são diferentes dos demais, pois possuem um revestimento de glândulas que são responsáveis pela reprodução.
Em toda a sua estrutura corporal as minhocas apresentam cerdas que projetam-se externamente a cutícula, são essas cerdas que permitem a locomoção das minhocas.
Ao longo de sua superfície , possui ocelos que são estruturas fotossensíveis que permitem a detecção da luminosidade, isso é muito importante pois as minhocas não apresentam sistema visual.
Seu corpo é revestido por uma cutícula úmida e abaixo dessa cutícula situa-se a epiderme, que é formada por uma única camada celular, o que auxilia sua respiração cutânea. Por esses motivo as minhocas não podem sofrer grandes exposições ao ar e ao Sol, pois perdem água e podem morrer.
Nas minhocas existem duas camadas musculares concêntricas - a que encurta(longitudinal) o corpo e a que o distende(circular). Esse sistema muscular a permite movimentar-se com uma força capaz de deslocar obstáculos 60 vezes o seu próprio peso.
O sangue das minhocas é impulsinado pelos corações e circula sempre no interior dos seus vasos sanguíneos, isso acontece pois seu sitema circulatório é fechado. Assim como nos seres humanos, as minhocas possuem hemoglobina no