Minhas pesquisas
É possível perceber que há uma grande variação no significado do termo “sociedade civil”. Na medida em que mudam os autores, mudam as épocas, mudam os contextos históricos e mudam as perspectivas políticas, o que influência e enriquece esse conceito tão relevante. Estes são apenas alguns dos autores clássicos que influenciaram e influenciam até hoje as discussões sobre o conceito de sociedade civil.
O Conceito de Sociedade Civil O leque de interpretações sobre o significado do termo sociedade civil é amplo. Alguns advogam como sinônimo de civilidade. Recentemente observa-se, no ocidente, o crescimento da interpretação da sociedade civil como aperfeiçoamento dos processos deliberativos democráticos, para criar mais espaço público. Historicamente atribui-se o termo sociedade civil há alguns teóricos, dentre eles é necessário citar: Aristóteles, que corresponde a uma comunidade pública ético–política possuidora de um ethos compartilhado pelos membros que a constituem. Aristóteles compreende sociedade civil como sinônimo de Polis, fundamentada como comunidade política, cujo princípio é a realização do bem, não se restringindo apenas à efetivação da vida em sociedade. Deveria a polis, buscar de maneira imperativa, ideais da vida cívica e bases ético-política, como um processo natural e necessário de desenvolvimento progressivo composto pelas fases da família, ou seja, sua finalidade é viver bem e nela estão presentes todas as sociedades particulares, corporações diversas e os laços de afinidades e amizades. Porém, o Estado é a comunidade e o interesse comum que une a todos é a sua conservação.
Ferguson e Paine, para esses dois historiadores a separação de sociedade civil e Estado, só vem acontecer na Idade moderna. Eles evidenciam o fato de que o estado não é uma extensão imediata da sociedade (civil). Anos