minha vida
29/09/2009 - Júlia Segatto Streck
ENERGIAS ALTERNATIVAS
Na questão ecológica, as chamadas “fontes alternativas de energia” ganham um espaço cada vez maior. Essas fontes alternativas, além de não prejudicar a natureza, são renováveis. As fontes renováveis são: a Energia Solar (painel solar, célula fotovoltaica), a Energia Eólica (turbina eólica, cata-vento), a Energia Hídrica (roda d’água, turbina aquática) e a Biomassa (matéria de origem vegetal).
ENERGIA SOLAR
A energia solar é uma das fontes de energia que existe em nosso planeta, ou em nosso Sistema Solar. Este tipo de energia é importante não pela aplicação, mas pela possibilidade de formação de outras fontes de energia.
É responsável pela produção de ventos e o petróleo tem sua origem de formação derivada da ação da energia solar.
É uma energia limpa, não poluente, confiável, racional, que não requer manutenção e não consome nenhum combustível. Por essas razões, pode ser utilizada em inúmeras aplicações. No Brasil, onde somos privilegiados pelo Sol, existem milhares de instalações para eletrificação rural, cercas elétricas, bombeamento de água e telecomunicações que usam Energia Solar Fotovoltaica.
A energia solar deveria ser mais bem empregada, pois o território brasileiro se encontra em uma área de grande concentração de raios solares, o que possibilita uma economia no uso de energia elétrica proveniente de usinas hidrelétricas. É uma fonte de energia inesgotável.
É uma das alternativas energéticas mais promissoras para enfrentarmos os desafios do novo milênio.
Utilizar a energia solar remonta aos tempos antigos. Arquimedes incendiou navios romanos concentrando sobre eles raios solares refletidos por espelhos. Lavoisier construiu um forno solar com uma lente de aproximadamente 1,5m de diâmetro e conseguiu obter a temperatura de 1700°C.
O sol é a resposta para a questão do abastecimento energético no futuro.
Tipos de Energia Solar:
Os métodos de captura