A indisciplina na escola
Muitas vezes nos perguntamos como resolver a indisciplina em sala de aula? Infelizmente não há uma solução fácil, porem temos de entender que juntamente com os conteúdos de ensino devemos relacionar questões como a moral e convívio social criando assim um ambiente de cooperação.
Infelizmente as estratégias usadas hoje pelos professores para lidar com a indisciplina estão na contramão do que dizem os especialistas.
Pois segundo uma pesquisa realizada em 2008 pela Organização dos Estados Ibero-americanos feita com 8,7 mil professores mostrou que 83 % deles defendem medidas mais duras em relação ao comportamento dos alunos, onde entre essas medidas esta a expulsão de alunos e aumento de policiamento nas escolas, porem se a repreensão funcionasse a indisciplina não estaria sendo apontada como o aspecto da educação mais difícil de lidar em sala de aula, pois essa crise de indisciplinas tem tomado muitas das vezes rumores de violência oque nos leva a necessidade de procurar uma maneira de gerir a disciplina.
Nessa busca de métodos disciplinares chegamos há duas saídas.
Reforçar a disciplina tradicional, onde o professor é a autoridade maior e os alunos devem estar sentados em fila, calados e olhando apenas para o professor em um método autoritarista.
Busca de novos métodos disciplinares, onde modifica se o planejamento dos conteúdos e a sua avaliação, abrandando as técnicas de vigilância e punição, pelas técnicas de controle onde o processo de vigilância de lugar aos mecanismos de controle de informações como: relatórios, quadros, fichas, senhas, rankings de desempenho e tudo oque permite o acumulo de informações que podem ser consultadas a qualquer momento e o acesso a fonte de dados pessoais que ficam disponíveis no mundo virtual alimentada pelo próprio individuo .
A primeira saída por sua vez tem apresentado resultados nada satisfatório pois tem apresentado uma piora nas relações entre alunos e professores e consequentemente no