minha religiao
2014
SISTEMA RESPIRATÓRIO
1 – GENERALIDADES
O Sistema Respiratório consiste de: nariz, cavidade nasal, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. Este sistema juntamente com o
Sistema Circulatório, tem como função fornecer oxigênio a todos os tecidos do corpo, ou seja, facultar ao organismo uma troca de gases com o ar atmosférico, absorvendo oxigênio necessário para as reações metabólicas, e em contrapartida servindo como via de eliminação de gás carbônico resultante dessas reações.
Outra função desse sistema é tornar possível a vocalização, devido à tensão das cordas vocais (pregas vocais), localizadas na laringe. A passagem do ar provoca vibração das pregas produzindo o som pelo qual nos comunicamos. Todo o ar inspirado e expirado passa pela laringe e as pregas. Quando as cordas estão relaxadas, não produzem qualquer som, pois o ar passa entre elas sem vibrar; mas quando falamos ou cantamos, os músculos que controlam as cordas vocais fazem a aproximação das mesmas de modo que fique apenas um espaço estreito entre elas, e com a passagem do ar, as cordas vibram produzindo o som.
2 – DIVISÃO
De acordo com a função, este sistema pode ser divido em duas partes:
Porção condutora – nariz, cavidade nasal, faringe, laringe, traquéia, brônquios e bronquíolos;
Porção respiratória – bronquíolos, alvéolos e pulmões.
3 – NARIZ
O nariz é composto por: nariz externo (protuberância externa), cavidade nasal
(cavidade interna) e seios paranasais (cavidades revestidas de muco).
O nariz externo (figura 1) tem a forma de uma pirâmide triangular sendo sua extremidade superior denominada “raiz”, sua parte média “dorso” e extremidade inferior “base”. Nesta última, encontram-se o “ápice” (ponto mais projetado), as “asas”
(faces laterais do nariz que apresentam uma saliência semilunar), e as “narinas”
(aberturas para entrada do ar).
Figura 1
A cavidade nasal, localizada no