Minha precessão
Fábio Carreira, nrº 6
Ivan Jorge, nrº15
Índice
Introdução
Neste trabalho pretendemos, aprofundar o nosso conhecimento acerca do Miguel Torga, não só por ter sido um dos grandes poetas portugueses, mas também por ter sido um grande homem. Iremos falar um pouco acerca dos seus Primeiros anos de Educação, quando este estava no seminário. Vamos falar também um pouco da sua Carreira profissional e literária e um pouco da sua vida pessoal, aprofundar estes temas, para que fiquemos a saber um pouco mais acerca de Miguel Torga, e saber o porque de Adolfo Correia Rocha ser tratado por “ Miguel Torga “. Falar um pouco acerca das suas obras, prémios que tenha alcançado.
ÉAdolfo Correia da Rocha…
O nome de Miguel Torga. Este escritor, Poeta, ficcionista e ensaísta nasceu em São Martinho de Anta, a 12 de Agosto de 1907 e morreu em Coimbra a 17 de Janeiro de 1995 com 87 anos. Miguel Torga, o seu pseudónimo, foi um dos poetas e escritores portugueses mais influentes do século XX. Destacou-se como poeta, contista e memorialista, mas escreveu também romances, peças de teatro e ensaios
Fig. 1 – Adolfo Correia da Rocha
Biografia
Nasceu na localidade de São Martinho de Anta, em Vila Real a 12 de Agosto de 1907. Oriundo de uma família humilde de Sabrosa, era filho de Francisco Correia Rocha e Maria da Conceição Barros.
Fig. 2 - Os pais, Francisco Correia Rocha e Maria da Conceição Barros, e a irmã Maria
Primeiros anos de Educação
Em 1917, aos dez anos, foi para uma casa apalaçada do Porto, habitada por parentes. Fardado de branco, servia de porteiro, moço de recados, regava o jardim, limpava o pó, polia os metais da escadaria nobre e atendia campainhas. Foi despedido um ano depois, devido à constante insubmissão. Em 1918 foi mandado para o seminário de Lamego, onde viveu um dos anos cruciais da sua vida. Estudou Português, Geografia e História, aprendeu latim e ganhou familiaridade com os textos sagrados.