Quimica
BaCl2 + Na2SO4 ---> BaSO4 + 2 NaCl
I) Inicialmente separamos os reagentes em seus respectivos cátions e ânions. Assim:
BaCl2 = Ba2+ e Cl-
Na2SO4 = Na+ e (SO4)2-
II) Agora é só literalmente trocar os pares, lembrando que um cátion se junta com um ânion e "sempre" o cátion vem primeiro na fórmula, então:
Ba2+ e (SO4)2- = BaSO4
Na+ e Cl- = NaCl
Esses são os produtos da reação.
Reescrevendo:
BaCl2 + Na2SO4 -> BaSO4 + NaCl.
Balanceando:
BaCl2 + Na2SO4 -> BaSO4 + 2NaCl
É isso ai, faça o teste pra reaçoes de neutralizaçao e verá que é o mesmo sistema.
** É importante aqui saber balanceamento e também ligação química, valencia, essas coisas.
Espero que ajude, qualquer coisa pessa mais detalhes.
1) Que metais podem ser usados para obtenção de hidrogênio pelo deslocamento de ácidos?
A maioria das reações químicas entre um ácido (hidrácido ou oxiácido) e um metal, irá liberar gás hidrogênio (H2) e formar um sal correspondente. Algumas reações também liberam outras substâncias, em sua maioria tóxicas.
Comumente se estabelece na Química Inorgânica uma regra em relação a reações entre ácidos e metais. Essa regra sugere que: metais reagem com ácidos, liberando gás hidrogênio. Entretanto, tal regra torna-se válida quando se tem um metal mais reativo do que o hidrogênio, conforme a ordem de reatividade mostrada abaixo:
(+) Li > Cs > Rb > K > Ba > Sr > Ca > Na > Mg > Be > Al > Zn > Cr > Fe > Cd > Co > Ni > Pb > H > Sb > Bi > Cu> Hg > Ag > Pd > Pt > Au (-)
Dessa forma, pode-se observar que os metais zinco (Zn) e níquel (Ni) são mais reativos do que o hidrogênio, logo, podem reagir quimicamente com ácidos e descolar esse elemento em sua forma gasosa. No entanto, o mesmo não se pode falar dos metais cobre (Cu) e prata (Ag), sendo ambos menos reativos do que o hidrogênio e, portanto, não reagindo quimicamente com ácidos. Os metais mais reativos são aqueles que possuem grande tendência a