DRº M
Fernando António Nogueira Pessoa, nasceu em Lisboa a 13 de Junho de 1888 e morreu a 30 de Novembro de 1935. Mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poeta, filósofo e escritor português.
Como poeta, escreveu sob múltiplas personalidades conhecidas como heterónimos.
Nasceu em Lisboa mas depressa se mudou em para Durban, com a mãe e o tio-avô, Manuel da Cunha.
Em 1899 ingressa no Liceu de Durban, onde estuda durante três anos.No mesmo ano, cria o pseudónimo Alexander Search, através do qual envia cartas a si mesmo.
Tendo recebido uma educação britânica, que lhe proporcionou um profundo contacto com a língua inglesa, os seus primeiros textos e estudos foram escritos em inglês.
Na capital portuguesa, nasce João Maria, quarto filho do segundo casamento da mãe de Pessoa. Viaja com a família à Ilha Terceira, nos Açores, onde vive a família materna. Deslocam-se também a Tavira para visitar os parentes paternos.
Fernando Pessoa permanece em Lisboa, enquanto o resto da família regressa para Durban. Volta sozinho para a África no vapor Herzog.
Deixando a família em Durban, regressa definitivamente à capital portuguesa em 1905. Passa a viver com a avó Dionísia e as duas tias na Rua da Bela Vista, n.º 17. A mãe e o padrasto regressam também a Lisboa, durante um período de férias de um ano em que Pessoa volta a morar com eles.
Continua a produção de poemas em inglês e, em 1906, matricula-se no,que abandona sem sequer completar o primeiro ano. É nesta época que entra em contato com importantes escritores portugueses. Interessa-se pela obra de Cesário Verde e pelos sermões do Padre António Vieira.
Morreu no dia 30 de Novembro, com 47 anos de idade. Sua última frase foi escrita na cama do hospital, em inglês, com a data de 29 de Novembro de 1935: "I know not what tomorrow will bring".
Heteronímia é o estudo dos heterónimos, isto é, estudo de autores fictícios (ou pseudoautores) que possuem personalidade. Ao contrário de pseudónimos, os heterónimos