Minha analise sobre a história de Sorocaba - História e Cultura
CULTURA E DESENVOLVIMENTO
SENAC
2014
Introdução:
Quando comecei a escrever meu texto percebi que estava fazendo um exercício de resgate na minha memória .
Pensar o que seria interessante tratar sobre cultura e patrimônio na cidade de Sorocaba que englobava os temas tratados nos capítulos 1 e 2 das apostilas levou a testar meu conhecimento sobre a visão que tenho sobre a cidade.
Foi muito importante esse resgate , pois constatei que conheço além do senso comum e consigo percorrer vários aspectos da nossa história.
Pensar o local é um exercício para desenvolver um olhar crítico para o mundo.
Desenvolvimento:
Pensar em cultura na cidade de Sorocaba é bem complexo.
Não existe interesse do poder público em investir preservar nosso patrimônio cultural , as iniciativas estão nas mãos de particulares e empresas.
Em minha analise acredito que o grande patrimônio da minha cidade é a sua história , nossas heranças indígenas , do bandeirantismo e tropeirismo.
Infelizmente esta não é de conhecimento da maioria dos moradores , nem oferecido pelas escolas públicas do município, embora exista uma farta documentação histórica .
Sorocaba é uma terra de grande influência indígena , começando pelo seu nome , bairros e cidades ao seu redor. Aqui existia o caminho de Peabiru, onde os índios fiziam uma trilha ligando o litoral Atlântico ( São Vicente ) ao Paraguai.
Objetos arqueológicos dos índios se encontram expostos no museu Quinzinho de Barros.
O Rio Sorocaba também é um patrimônio cultural , pois era caminho das monções para exploração de ouro em Cuiabá. Existe registro em artigo do historiador Sérgio Buarque de Holanda , sobre o título “Sobre a Rota das Monções”.
Temos a tradição gaúcha vinda do tropeirismo , influenciando nosso modo de falar e criando também um novo dialeto.
A feira de muares realizada na cidade ajudou no desenvolvimento do comércio no Brasil, onde anualmente se encontravam de