Sistema da Informação
Prof. Fumio Ogawa
Sistemas de Informação
2
1. Fundamentos dos Sistemas de Informação
Antes de começar a discutir os sistemas de informação precisamos definir e entender os conceitos básicos descritos a seguir.
Informação
Informação é o conceito mais central desse curso. Ë preciso entender que a informação é um dos recursos mais importantes e valiosos de uma empresa. Este termo, no entanto, é freqüentemente confundido com o termo dado.
Dado x informação
Dados são os fatos em sua forma primária. Exemplo: Nome do funcionário, número de horas trabalhadas no mês, número de peças em um estoque.
Quando esses dados estão organizados ou configurados de uma maneira significativa , eles se tornam uma informação.
A transformação de dados em informação é um processo ou uma série de tarefas logicamente relacionadas, executadas para atingir um resultado definido. O processo de definição das relações entre dados requer conhecimento.
Conhecimento são as regras, diretrizes, procedimentos usados para selecionar, organizar e manipular os dados, com a finalidade de torná-los úteis para uma tarefa específica.
Sistema
Como a informação, outro conceito central desse curso é o de sistemas.
Um sistema é um conjunto de elementos ou componentes que interagem para se atingir metas ou objetivos. Basicamente, um sistema possui os seguintes componentes conforme figura 1:
Feedback
Entrada
Processament
Saída
Figura1 : Os componentes de um sistema. O feedback é fundamental para o sucesso de um sistema. Prof. Fumio Ogawa
Sistemas de Informação
FATEC-ZL
Sistemas de Informação
3
Entrada: envolve captação e reunião de elementos que entram no sistema para serem processados. Por exemplo, matéria-prima, energia, dados e esforço humano devem ser organizados para a próxima etapa que é o processamento.
Processamento: envolve processos de transformação que converte insumo
(entrada) em produto. Entre os