Minerva
35
PROJETO E PROTÓTIPO DE CARENAGEM
VEICULAR (FÓRMULA SAE) EM POLIETILENO
ALTA DENSIDADE POR ROTOMOLDAGEM
Lucas Pinotti Candeloro
Carlos Alberto Fortulan
LTC (Laboratório de Tribologia e Compósitos), SEM, EESC-USP,
Av. Trabalhador São-carlense, 400, C.P. 359, CEP 13560-970, São Carlos, SP
Resumo
A eficiência dos veículos automotivos, nos dias de hoje, é objeto de desejo das montadoras para produzir carros com maior autonomia e desempenho. Ao lado desses fatores, está a enorme tendência de redução de custos nesse ramo industrial, o qual sofre competitividade cada vez maior. Ambas as necessidades abrem espaço para possível utilização de carenagem plástica. A Equipe EESC-USP Fórmula SAE consiste de uma plataforma de testes para novas ideias de produtos da indústria automobilística. O presente projeto busca a concepção de uma carenagem veicular para o protótipo da equipe, de forma a estimar as possíveis vantagens do emprego do material termoplástico. Optou-se pelo processo de Rotomoldagem e pelo Polietileno de Alto Peso Molecular como o material da carenagem. Foi desenvolvido e fabricado um molde com chapas de aço e fabricado um protótipo em escala real para realização de testes no próprio veículo. O protótipo obtido pesou 5 kgf, pouco inferior aos 6 kgf da peça em resina/fibra de vidro utilizada na versão anterior, porém com potencial de maior redução. Obteve reconhecimento na prova disputada em 2009, quando o carro conquistou a terceira colocação.
Palavras-chave: carenagem, carroceria veicular, indústria automotiva e automobilística, moldagem rotacional, rotomoldagem, PEAD.
Introdução
O Projeto Fórmula SAE é um programa de desenvolvimento de veículos que complementa a formação superior de alunos de engenharia de diversos países, adicionando à ementa curricular uma atividade de cunho prático. Permite aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas, de