Minerio do cobre
Pré-história,o cobre foi o primeiro metal conhecido pelo o homen.Ainda que seja difícil estabelecer a data na qual iniciou a ser utilizado,se tem uma primeira evidencia do seu uso entre os anos 8000 E 4000 a.C.
Idade do bronze mais ou menos nos anos de 3500 a.C.,talvez provido de um contato acidental de fogo com algum tipo de mineral cúprifero. O homen não tardaria em notar que da combinação do cobre eo zinco (ZN) se obtinha uma sustância muito mais resistente e de maior dubilidade,assim surgiu a primeira liga conhecida que deu nome a uma época da historia da humanidade:A idade de bronze.
Metalurgia do cobre – Preparação
É pelo calor que são geralmente tratados o minério de cobre,mas a par da termometalurgia,existe um processo de extração eletrolítico.
Antes de se se submeter aos diversos tratamentos térmicos,os minérios são submetidos a uma preparação mecânica que tem por objetivo enriquecer aqueles,eliminando a ganga,isto é,todos os elementos não contendo metal ou em quantidade insuficiente para merecer um tratamento térmico.Entre estas operações,citam-se moagem,a lavagem ea flotação.Neste último método,o metal é pulverizado na presença de um óleo que só envolve os elementos sulfurados.O conjunto é em seguida colocado na água: os elemetos sulfurados envolvidos no óleo flutuam,enquanto que a ganga afunda.
Extração do cobre
Os tratamentos do cobre térmicos sucessivos para obter cobre são os seguintes: Calcinação do minério (15 a 25%)
Fusão para obter uma massa contendo cerca de 25 a 45% de cobre
Refinação ao conversor,a saída do qual aparece o cobre em bruto
Refinação do cobre bruto.
Primeira operação:
-Calcinação :
Os minérios sulfurados sofrem uma calcinação que elimina os elemestos voláteis e prepara a eliminação do enxofre,combinando este com o cobre.
Os minérios oxidados são tratados num forno especial chamado Water Jacket no qual o oxigênio do minério e reduzido.
Por um processo complexo,o enxofre eo oxigênio são