mineralogia
A ilmenita é um óxido de ferro e titânio (FeTiO3) com composição teórica de
Fe (36,8%), Ti (31,6%) e O (31,6%). A denominação ilmenita tem origem no nome da montanha russa Ilmenski, onde a espécie foi encontrada pela primeira vez .
(http://www.ga.gov.au/education/minerals/ilmenite.html, 2005).
As propriedades físicas dos minerais resultam da sua composição química e de o arranjo de seus átomos no cristal, assim identificando-os através de tabelas adequadas que há definição de tal mineral. Quando não é possível essa identificação através de tabelas, é feita uma análise conhecida como Difração de Raio X para ser medido a difração dos raios que podem elucidar a distância dos átomos no cristal e consequentemente sua estrutura cristalina. Citaremos a seguir algumas características conhecidas do mineral Ilmenita.
Cor
A cor de um mineral é facilmente observada. Para alguns minerais ela é uma característica diagnóstica e serve como uma propriedade distintiva. Está diretamente relacionada com a química e a estrutura dos minerais. Quando o elemento químico causador da cor é essencial ao mineral, a cor pode ser usada como ferramenta diagnóstica, porque tal mineral tem uma cor constante. (KLEIN & DUTROW, Manual de Mineralogia, 2008, p. 50)
A Ilmenita, é um mineral de possui uma cor preta (figura 1), mas na natureza ocorrem vários fenômenos como por exemplo a oxidação do mineral, ou lixiviação aumentando o teor de TiO3 alterando sua cor para um tom de cinza com brilho baço, que são conhecidos também como minerais secundários de titânio.
Figura 1 – Ilmenita natural
Traço
O traço da Ilmenita designa-se de cor preta à vermelho-acastanhado.
Traço de um mineral é o rastro que o mesmo deixa ao ser riscado por outro material, isso é, o pó do mineral. O traço é especificadamente útil na identificação dos minerais metálicos, pois a maioria dos minerais seus traços são caracteristicamente coloridos. Mas traço não está intimamente ligado a cor do