Minerais
Departamento de Engenharias e Ciências da Computação
Curso de Engenharia Civil
Disciplina: Mecânica dos solos I
“Minerais”
1. Objetivo Informações sobre as principais características físicas e químicas de minerais, suas aplicabilidades, formas de ocorrência e utilidades na construção civil.
2. Introdução
Todos os processos geológicos estão de certa maneira dependentes das propriedades dos minerais e rochas. Erupções vulcânicas, movimentos tectônicos, os efeitos das ações de erosão e alteração, e mesmo as vibrações sísmicas, envolvem sempre determinadas características dos minerais e rochas.
Conseqüentemente, um conhecimento básico dos materiais constituintes da terra é essencial para a compreensão de todos os fenômenos geológicos. A classificação geológica dos terrenos inclui sempre alguma informação básica sobre o comportamento a esperar destes em relação à implantação de obras de Engenharia Civil.
3. Os Minerais
São elementos ou compostos encontrados naturalmente na crosta terrestre. São inorgânicos, em contraste com os químicos orgânicos (constituídos principalmente de carbono, hidrogênio e oxigênio, típicos de matéria viva).
Muitos minerais têm composição química definida. Outros têm uma série de compostos onde um elemento metálico pode ser total ou parcialmente substituído por outro. Neste caso, temos dois minerais muito similares quimicamente e em muitas de suas propriedades físicas, mas na maioria das vezes muito diferentes na cor e em outras propriedades físicas. Raramente uma propriedade física ou química identifica um mineral; em geral são necessários muitos caracteres.
A identificação de alguns minerais raros requer equipamentos de laboratório, análises químicas e estudos de ótica ao microscópio petrográfico.
3.1 Propriedades físicas dos minerais
Estrutura – Quase todos os minerais ocorrem no estado cristalino no qual os átomos ou agrupamentos